domingo, 28 de fevereiro de 2016

Descobrimentos

Eu adoro conhecer gente. Ver traços novos em rostos jamais vistos, reparar brilhos em olhares que a pouco nunca se haviam cruzado, perceber nuances de humor, de cultura, de tradição. Ouvir histórias inéditas, ou mesmo as velhas sobre outro ponto de perspectiva. Adoro sotaques, tiques nervosos, mania de pentear o cabelo pra direita, preferência de vinho, de consenso político, de certo e errado, de bom, de ruim e de celebrar. Gosto mesmo de conhecer gente, mas, tenho que dizer, ‘’descobrir’’ gente ainda é diversas vezes melhor.
Conhecer pessoas não é tão difícil, basta uma curiosidade, um sorriso no rosto, uma simpatia, um ambiente comum ou alguma coincidência qualquer. Pode acontecer na fila do supermercado, no elevador do prédio, na mesa de lado do bar, no banco do lado no ônibus, pela internet ou no meio da estrada de chão com um ukulelê nas costas (sim), e quantos outros mais milhares de possibilidades. Mas descobrir gente é mais difícil, mais profundo também é claro. É que primeiro a gente cobre: de perguntas, de afeto, de presença _ que dia a dia se torna mais freqüente, mais harmoniosa, mas querida_. E depois a gente descobre: uma cicatriz de uma travessura na infância, a comida preferida, o nome do avô, um desacordo, as histórias com os melhores amigos ( e depois propriamente os melhores amigos), o primeiro amor e aquele que a pessoa sente _ todos sentem algum amor, mesmo os que já estão sós a muito tempo, adormecidos ou despertos, os amores escondidos dos outros ,que nos vem a súbito pouco a pouco, são um ótimo diagnostico para saber que se está verdadeiramente entrando no universo de alguém _.
Descobrir alguém é pedir uma sobremesa bem gostosa, partir no meio mais exato, dividir as moedinhas, os sorrisos as interjeições (doces) e saber que jaz criada uma lembrança. Curtinha. Singela. Sincera.
É ter vontade genuína de registrar a companhia, guardando palhetas de violão, conchinhas, terços de mão, bilhetes de cinema, de museu ou de trem, se dispor a ter a sorte de uma foto que ao ser vista (e revista uma dezena de vezes) e pensar: que delicia, de dia, de lugar e de pessoa.
Estar descobrindo alguém nos modifica sempre um pouco, ir compreendendo as distancias e as afinidades, os limites da intimidade, os defeitos, os trejeitos, as genialidades. É como se surpreender até certo ponto com algumas ações, e se sentir acostumado já o suficiente para entender algumas outras reações. É ser solidário com a diferença do outro, preservar a própria distinção e mesmo assim ter vontade de convidar a pessoa pra dar um passeio por aí, ou assistir um filme no notebook, de perguntar como foi o dia (ou já sabê-lo por se estar junto).

Aquela oportunidade que a vida sugere pra que a gente conheça em um só alguém bem mais de um só jeito de sorrir, como caem as lágrimas ou porque é que afinal elas nunca se permitem cair, é compartir impulsos e se sentir seguro para lidar com desencontros que quando vem, são pra mostrar que o encontro existe e que se deve prezar por ele, com respeito, com apreço, com paciência. Ter e reconhecer a paciência do outro. Ser grato pro isso, porque ser grato é o mais justo a se fazer quando o acaso nos dá alguém a quem estudar os gestos e corresponder aos estímulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário