terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ei Brasília,vim falar de você

E parece que foi ontem mesmo que eu disse ''adeus estou indo pra Brasília,nesse país melhor lugar não há'',mas já faz quase um ano que vivo a realidade de '' Um mineiro na capital do país''(se você se lembra desta crônica que escrevi no início do ano deve se lembrar do quanto me narrei perdida perambulando por este Distrito,e honestamente,ainda não estou muito longe disso).
Eu juro que pensei duas vezes antes de acreditar na afirmação que vou fazer,posso estar de fato equivocada,mas pra mim Brasília é o lugar mais Brasil do mundo.Sem sombra de dúvidas conheço mais goianos que candangos vivendo aqui,os mineiros também são muitos e me fazem me sentir em casa,e entre eles são tantos maranhenses,pernambucanos,sulistas,cariocas,baianos,tem gente de cada canto obtuso deste país,e os sotaques misturados e incorporados às tão usadas gírias formam um falar meio cantado,com um outo outro ''r'' puxado e ''esses'' vez ou outra mais acentuados.
E é possível que você me diga então que São Paulo e Rio de Janeiro compartilham da mesma diversidade sobre a qual me referi,é verdade pensar assim,mas,tanto a metrópole paulista quanto a cidade maravilhosa tem toda uma áurea particular,hábitos,costumes,singularidades que quem vive lá acaba por aderir e quem vai visitar consegue facilmente distinguir.Já no DF a maior particularidade é a  eterna diferença,jovem demais para ter uma marca registrada alguns poderiam pensar,já eu acredito mais que é aí que está esta distinta identidade,cada um faz de um jeito e fazem todos ao mesmo tempo,não é nem um caos e nem perfeita harmonia,é simplesmente Brasília.
O bom e velho candango adquiriu ao longo dos anos a capacidade da onipresença.Tem sempre um cursinho ou uma faculdade,ás vezes os dois,mais um trabalho de meio expediente,um estágioe e um concurso em vista.
No final de semana em vez de  descansar suas pernas cansadas de ficar em pé dentro do metrô,relaxar suas mentes fatigadas de cálculos e legislação,eles saem de casa,e todo apreço a tequila é mera coincidência,tem gosto pra toda tribo,axé,sertanejo,rock,alternativo,mpb,socialzinho e pra sorte de todos a chapada fica logo ao lado.Acredite Brasília não para nem em dia de domingo.
Eu me aventuro sempre que posso,dou uma de turista e vou ver o por do sol na torre,andar de caiaque no lago,namorar o céu na beira do lago,ou mesmo aqui da minha janela as cores desse céu querem me levar a crer que foi feito pra ser admirado.Fico imaginando que Deus pincelou esse céu aqui no meio do cerrado,numa epifania de pintor.Conversando com um carioca que nunca veio por esses cantos expliquei: imagine o seu mar,agora coloque ele no céu,é Brasília.
Embora as pessoas tendam a pensar que a política e tudo que remete a ela estão no Planalto Central,vou te dizer,a política acontece muito mais nas ruas,uma juventude que quebra um pouco da inércia de sua geração,e tem voz,mais que isso,tem argumento.
Já me peguei dizendo não me adaptar,nas toda vez que penso a respeito percebo que é na verdade um pouco de medo,aquilo de quando o apreço é tamanho que não se crê que seja recíproco.Porque sentada no parque da cidade,ou embaixo do sol quente de Taguatinga,eu com todos meus ''uai'' ''sô'' e ''né's'',sinto que Brasília foi projetada pra ser a capital do país,e eu pra viver em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário