domingo, 15 de janeiro de 2012

QUANDO EU SOU O SUJEITO QUE ESCREVE


De todos os verbos que conjulgo todos os dias e de todos os atos que pratico por rotina , ‘’escrever’’ é o que mais me intriga , e o que mais me consome.
Porque quando eu me sinto , debruçada por sobre uma folha de papel com todos essas linhas vazias , eu sou o sujeito que pratica a ação, e , de um jeito ou de outro , sou também o que sofre a mesma.
Cansando o lápis com símbolos que chamam de letras , feitos para formar palavras, que por sua vez formarão frases. Mas acontece que o sentido , a coerência e o contexto , são todos por minha conta e risco.
Seja minha voz ativa, passiva ou reflexiva,cabe a mim não perder o enredo. Escolher o jeito certo para dar o começo, persistir fielmente e não pecar pelo desfecho.
Na primeira pessoa, eu faço , mas na segunda e na terceira também não há diálogo sem mim. Seja eu narradora , uma multidão inteira, homem ou mulher ou apenas espectadora .
Escrevendo minha personalidade é anulada , e como que num passe de mágica , é transferida para um conto , uma história , um crônico acontecimento , que , fora desse texto, nem pareceria merecedor de tamanha importância.
É isso que venho feito nos últimos anos , mais que nunca nos últimos meses. Pegar o simples e enfeitá-lo,mostrar que muitas vezes o detalhe mais bobo que passa despercebido , pode ser o clímax, pode ser a peça que falta para dar sentido.
Porque ao contrário do que acham por aí , nós não somos máquinas.E as experiências por quais passamos diariamente tem lá o seu valor.
É impossível ser sempre igual , sempre o mesmo , sempre perfeito , e até o erro de repente pode ser algo que se valha passar a diante.Tudo depende do modo como se conta a coisa toda , como mostrar a alguém que o ‘’normal’’ esconde milhares de motivos pra ser engraçado , pra ser bonito , e pra deixar uma mensagem.
E quanto a mim , nesse papel que assumi por distração e por instinto , pois escrever é ainda mais que meu maior vício , é uma paixão sincera disfarçada de capricho.
Nem sempre sou feliz em todas as minhas conotações e nos meus comentários , apenas falo o que penso , e, que me desculpe a gramática , mas pra mim , pensar é um verbo indefinido.

Um comentário:

  1. Tá chique em Sandrinha Pampers...
    Agora tem o seu próprio blog...
    A minha recompensa serão os seus lindos textos.
    Bjos

    ResponderExcluir