domingo, 15 de janeiro de 2012

Aquela coisinha chata chamada ciume


Entre todos os sentimentos complicados que existem tem um que me intriga mais.  Talvez por ele misturar outros tipos de sentimentos que geralmente não combinam muito , ele vem  espontaneamente sem que seja necessário nem mesmo se dar conta dele , ás vezes é como um sinal e outras vezes como confusão . Acho que já deu pra perceber  que eu estou falando de nada mais nada menos que o ciúme.
O ciúme é aquela coisinha chata e inconveniente que aparece nas horas mais inadequadas e espalha o caos por onde passa. A bagunça deixa rastros visíveis e aí já depende do temperamento do pobre coitado atingido , uns fazem beicinho , outros batem o pé no chão , tem gente que sai do controle e perde a cabeça mas na verdade seja qual for a reação, é certo dizer que muito dificilmente passará despercebida.
Infelizmente é impossível fugir a regra , é da nossa própria natureza criar aquela velha idéia de posse por tudo aquilo que nos cerca . Sem ver nos sentimos donos de tudo , do que é nosso , do que já foi e do que gostaríamos que fosse , aí está o maior dos erros , como poderíamos ousar reclamar nossos direitos se não conseguimos mandar nem no que sentimos .
Vou confessar que em muitas das circunstâncias é apenas o mais obvio egoísmo , pode ser remorso ou o mais legítimo medo . Ridículo é pensar que alguém é insubstituível , insuportável encarar que cada um tem o seu tempo e que talvez o seu seja um pouco mais lento que o padrão, ver o que não lhe servia se encaixar perfeitamente em outra pessoa é um golpe bem direto no ego de qualquer um.
Não inventaram ainda um anti ácido capaz de aliviar o aperto que dá no estômago e até hoje não ouvi falar de um médico especialista em dor de cotovelo.Sintomas claros como roer as unhas , virar as costas e ter um impulso de dizer coisas indelicadas , cara feia pra mim não é fome bem sei que tem outro nome , sorte que o orgulho no geral não permite dizer.
O pior é quando por ventura a nossa cara nos dedura , aquela expressão de pateta estampada bem no meio da testa , feliz das crianças que ainda tem o direito de chorar e pedir o colo que era “seu” , nós temos que nos conter a inspirar , expirar e forçar um sorriso, pra não agravar a situação toda .
Todos querem a fórmula do amor pois honestamente suspeito que queiram mesmo é a formula do ciúme , o amor tem sangue frio e é sólido já o ciúme deixa o sangue fervendo e é volátil , pode vir sutil e pode vir pra acabar com a graça do dia  .

A estupidez nunca é tão desejada quanto no caso de descobrirmos que não tinha motivo pra aquilo tudo  , que era uma tempestade no copo d’água , que fomos traídos sim mas apenas pela nossa imaginação masoquista . Mas se não for isso e os motivos forem consumados não há muito que se possa fazer ,você  não foi o primeiro e nem será o ultimo a ficar mordido  sem querer . E uma hora também passa exatamente como veio , num piscar de olhos , um cinema costuma ajudar , um sorvete quem sabe , até se mandar flores , afinal ninguém nem nada é mais seu do que você mesmo e é inclusive você que vai achar graça disso já já .

Nenhum comentário:

Postar um comentário