domingo, 5 de fevereiro de 2012

Eu leio,logo existo


Algumas pessoas teimam em dizer que não gostam de ler,pois eu não acredito.E não digo isso por eu ser assumidamente uma leitora compulsiva,e ter até ganhado o apelido de devoradorazinha de livros da pessoa que por acaso me banca o vício,minha mãe.
Mas morro defendendo a ideia de que quem diz não gostar de ler pode não ter gostado de tudo que já leu na vida(ou não ter lido nada) mas só porque não encontrou o tipo de leitura que realmente o interessa.
Entendo que existem pessoas que não gostam de chocolate(até gosto em dobro por elas),não simpatizam com isso ou com aquilo,mas a literatura abrange todos os gostos,dos mais variados estilos,e vai segundo a preferência do freguês.
Tem gente que prefere jornais,outros revistas de moda,tem quem só recorra à literatura didática ou religiosa,e quem está sempre com um auto-ajuda na bolsa.
Não interessa o que seja,sempre tem um exemplar que parece que foi feito só pra agradar alguém,assim ou assado.Tudo vale,tudo se considera,afinal a mais segredos entre ‘’O doce veneno do escorpião’’ e ‘’O mundo de Sofia’’ do que se supõe a vã filosofia.E só quis dizer que não importa se você já tenha lido todas as peças de Shakespeare,ou seja fã de revistas em quadrinhos,mas é que a linguagem escrita foi um dos maiores saltos da humanidade,e depois de aprender a identificar palavras e formar contextos,você só precisa achar o que combine com sua personalidade pra ficar apaixonado.
Também levo em conta o lado da preguiça.Com a TV fazendo todo o trabalho de mostrar cenas prontas e a internet ter até uma linguagem própria,seja difícil reconhecer que abrir um livro e usar a imaginação seja melhor que ficar reclamando que não tem nada de bom pra fazer,nenhum programa que preste na televisão e ninguém online no chat do Facebook.
Ler é ir ao cinema sem sair de casa,sonhar o sonho de outras pessoas,é viver histórias sem estar nelas,se apaixonar por pessoas que você nem conhece em lugares a que nunca foi,pra ser no fim o figurante mais satisfeito do mundo.
Reconheço(sem me orgulhar disso,é claro)que já troquei livros da escola por resumos dos mesmos no Wikipedia,e um bom seriado,uma festa e até mesmo a arte de fazer absolutamente nada ás vezes foram mais atraentes que terminar de ler o livro que aquela amiga emprestou.
Mas no meu caso,acabo nunca resistindo de curiosidade,devoro páginas por horas a fio até perder a noção do tempo e me esquecer até de mim mesma.
Quem se considera mal leitor tem é que rever as fontes que o tem levado a acreditar nessa incoerência,é,incoerência mesmo.E quebrar a inércia pra fazer uma vistinha básica a livraria mais próxima,também vale brechó e a biblioteca pública da sua cidade.Ou por que não aceitar emprestado aquele livro que alguém te indicou?
Sou suspeita pra falar mesmo,mas vou ser bem impessoal nesse conselho,ler é descobrir frases que não são suas mas que parecem terem sido feitas pra você,é reconhecer que tudo e todos tem limites,com exceção  da  imaginação que tem fome e ânsia de ser sempre mais,sempre mais.

3 comentários:

  1. Muito bom devoradorinha !!!
    Continue devorando os livros...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo escrevi um texto sobre esse assunto no meu blog: http://meu-lar1.blogspot.com/2011/05/odeio-ler.html

    Um trechinho do meu texto dizia mais ou menos o que também disse na sua postagem: "Por isso, você que me lê e já tem o hábito da leitura: PARABÉNS! Você faz parte da menor fatia da estatística, infelizmente. Do mesmo modo, você que me lê e não tem o hábito (se bem que acho que quem não tem o hábito nem chegará ao final desse texto), por favor, não use mais a frase horrorosa de que não gosta de ler. Acredite, isso só te faz mais bobo, por mais que você insista em dizer isso com o peito estufado de orgulho. A gente só gosta e respeita, aquilo que a gente conhece. E se você não tentou se enquadrar nos inúmeros estilos de leitura existentes, não é porque você não gosta, é porque você não quer. Leia revistas, gibis, livros, jornais; mas leia!"

    Que bom poder saber que não estamos sozinhas diante dessa paixão!

    ResponderExcluir
  3. "Ler é ir ao cinema sem sair de casa." Gostei demais ! kkk :) Vamos trocar livros de agora em diante viu, garota que cabe inteira na foto 3/4 ? :P

    ResponderExcluir