segunda-feira, 5 de março de 2012

O melhor amigo do homem



Companheiros,fiéis,alegres,carinhosos,ciumentos,cativantes e parceiros pra todas as horas.Vão te defender quando você estiver em perigo,te mimar quando você estiver triste,fazer festa com a sua chegada e te perdoar quando você for duro demais.Esse é o perfil dos cães,não é atoa que digam que eles são os melhores amigos do homem.
Toda criança já fez birra para levar aquela coisinha fofa e pequena,com as orelhinhas baixas e o rabinho abanando,de dentro do caixote pra casa.E as que conseguiram convencer seus pais,seja pela fofura dos bichinhos ou pela potencia da manha,sabem bem o que é passar noites em claro para conter grunhidos,pegar papel higiênico escondido para limpar o xixi que o danadinho fez atrás da porta e dar biscoitinhos quando ninguém estiver olhando.
Apostar corrida,rolar no chão,ficar encharcado ao dar banho,ter um amiguinho assim sempre tão disponível,doce,meigo e hiperativo é uma delícia.
E é por isso que eu fico de coração partido toda vez que vejo um cãozinho abandonado nas ruas.Revirando latas de lixo,mendigando um pedaço de carne pra alguém sentado num bar,quase sendo atropelado a todo instante ao atravessar a rua.
Não consigo entender como alguém consegue criar um animal de estimação,tratar dele,colocar um nome,e depois se desfazer do mesmo como se desfaz de um objeto que não serve mais.E deixá-lo a mercê do tempo,exposto a enfermidades,pra tomar chuva,ser escorraçado pelas pessoas aonde quer que se deite e apanhar de algum asno que sinta prazer em ferir uma criatura inocente.
A partir daí,o que já era uma tremenda crueldade e falta de amor aos seres vivos,se torna um problema seríssimo de saúde pública.Porque nas ruas o cachorro contrai doenças,muitas das quais são transmissíveis a seres humanos,que podem ser graves e até mesmo fatais.Como a leishmaniose,a raiva,dentre muitas outras.
Se alguém quer adotar um cachorrinho deveria pensar duas vezes antes,para ter a certeza de que poderá cuidar dele durante toda a sua vida,que pode durar quase vinte anos.Tem que lembrar de que como tudo que é vivo,os animais também adoecem,envelhecem,precisam de carinho,alimento,higiene e cuidado.
Infelizmente a energia e o vigor de um filhote não são eternos,mas o amor e o afeto que eles tem por seus donos duram por todo o tempo de sua existência.E por sinal um amor que só eles sabem dar,sem pedir nada a mais que um cafuné na cabeça,uma cosquinha na barriga um ‘’muito bem garoto’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário